Augusto Toscano nasceu em 27 de maio de 1935, na Fazenda Garças, na cidade de Taquaritinga, no interior do estado de São Paulo. Filho de Pedro Toscano e Ermínia Parisi, ambos naturais da Itália.
Iniciou sua carreira na Rádio Imperial de Taquaritinga, em 1948.
Em 08 de outubro de 1951, inaugurou a ZYR-89, Rádio Aparecida, e criou o elenco de teleteatro dessa emissora. Depois foi para o Paraná, onde era sócio proprietário da Rádio Astorga da cidade de mesmo nome. É compositor sertanejo desde 1952, tendo suas músicas gravadas pelas maiores duplas do gênero.
Nos anos 60 fez grande sucesso na Rádio Piratininga de São Paulo ao lado de Sandro Vilar (Osvaldo Pereira Sobrinho, nascido em Mirandópolis, no interior do estado de São Paulo), no Programa "Lari, Larai contra o Iê, Iê, Iê", diariamente às 20 horas.
Augusto Toscano foi contador, radialista, compositor, jornalista, advogado e político. Candidato pela primeira vez para deputado estadual no Paraná e para a prefeitura de Arapongas. Em ambos saiu derrotado. De volta a São Paulo novamente na rádio na companhia de Sandro Vilar fazendo o duelo Lari Larai contra o Yê-Yê-Yê.
No início dos anos 70, deixa o rádio novamente e a convite do ex-presidente Jânio Quadros, entra na política pelo MDB, onde foi eleito como 9º deputado mais votado da Assembléia Legislativa de São Paulo. Durante seus 3 mandatos de deputado na 8°, 9° e 10° legislatura, aprovou 72 projetos, criou o Dia do Fonoaudiólogo, Dia do Caminhoneiro, e Dia da Literatura de Cordel. Aposentou como Juiz do Tribunal do Contribuinte do estado de São Paulo.
Casou em 01 de setembro de 1956 com Neusa Aparecida Rodrigues (nascida em Jaboticabal/SP, em 29 de julho de 1940, filha de Raul Rodrigues e Maria Rodrigues).
Faleceu em 03 de fevereiro de 2023, aos 87 anos, em São Paulo.
Texto: Sandra Cristina Peripato |