Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

Biografia
Discografia
Fotos
   
   

João Venâncio do Nascimento Neto (Venâncio) nasceu em Batatais, no interior do estado de São Paulo, em 23 de fevereiro de 1935, e Luiz Salatiel de Oliveira (Venancinho), também nasceu em Batatais, no interior de São Paulo, em 13 de agosto de 1934. São os dois principais integrantes do “Trio da Vitória” que seria formado com a participação do acordeonista Antonio Mariano da Silva (Cambuí), nascido em Ituiutaba, Minas Gerais, na sua primeira formação, e, posteriormente com vários outros acordeonistas que participaram do trio (Rezendinho, Nhozinho, Wanderley, Zancaneli e outros). Venâncio e Venancinho são primos. Suas famílias transferiram-se para Goiânia quando os dois rapazes eram ainda muito jovens. Cantavam juntos desde criança. Timbres de vozes diferentes de todos os intérpretes de música sertaneja existentes, tanto é verdade que até hoje nunca surgiram imitadores de seu estilo perfeito e de sua interpretação inigualável. Os Slogans do Trio da Vitória eram “As Vozes Inconfundíveis do Brasil” e “O Trio Milionário de Fãs”. As primeiras gravações do Trio da vitória foram feitas por intermédio do Waldomiro Bariani Ortêncio dono da maior discoteca do Brasil Central, O Bazar Paulistinha, apelidado depois pelo Teddy Vieira de Bazar do Waldomiro, tendo sido feitas a ele (Waldomiro) até homenagens musicais, como por exemplo, “Pagode em Brasília” gravada por Tião Carreiro e Pardinho, “Boiadeiro de Goiás” moda de viola gravada por Zico e Zéca e outras. O “Trio da Vitória” fez a sua estréia no disco no ano de 1957. Há algumas contradições quanto a exatidão desta data. O Waldomiro encaminhou o trio para a gravadora “Mocambo” que lançou dois discos 78 RPM com as músicas: “Eu Bem Sei” e “A Outra”, “Medo de Amar” e “Falso Amor”.
Com esta formação de Venâncio, Venancinho e Rezendinho o “Trio da Vitória” ainda sob a tutela do Waldomiro foi encaminhado para a gravadora “Califórnia” onde gravou o seu primeiro LP intitulado "Dois Destinos".
Ganharam os prêmios de "Melhor do Rádio Goiano" e "Violão de Ouro" da Rádio Bandeirantes de São Paulo.
O Trio da Vitória ainda está na ativa, e, perfeito como sempre foi. Hoje, formado por Venâncio (que sempre foi o líder do trio), Venancinho II (O primeiro Venancinho já é falecido há alguns anos) e o Wanderley da sanfona.

 

 

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

Fonte: Marrequinho