Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco
Biografia
Discografia
Fotos
   
   

Wilson Leôncio de Melo, o João Mulato, nasceu em Passos-MG, e mudou-se ainda criança, juntamente com a família, para a cidade de Araçatuba-SP, por sinal, a mesma cidade onde também foi criado o também mineiro Tião Carreiro. Algum tempo depois, João Mulato trocou Araçatuba-SP pela capital paulista.
Foi na em São Paulo que João Mulato conheceu o jovem violeiro Bambico, e com ele formou a primeira dupla que recebeu o nome "João Mulato e Douradinho".
Inesquecível violeiro, no entanto, quase nada se falou nem tão pouco se escreveu sobre Domingos Miguel dos Santos, o Bambico, nascido em Umuarama-PR. Esse jovem Violeiro foi de fundamental importância na criação do rítmo do pagode de viola. Além da dupla com João Mulato, Bambico também foi um grande amigo de Tião do Carro, além de ter também tocado a viola caipira em gravações de discos de Jacó e Jacozinho e Tião Carreiro, para quem também criou diversas introduções aos seus característicos pagodes. Seu principal trabalho foi portanto como músico de estúdio, com seus arranjos a acompanhamentos que deram um marcante brilho sonoro a tais gravações.
Bambico também formou dupla com Bambuê e, em "carreira-solo", gravou em 1982 o LP "Brincando com a Viola" na Chantecler. Faleceu, no entanto, alguns meses depois, com apenas 38 anos de idade.
Com Bambico, João Mulato gravou 2 LP's: "Saudade de um Amor Passado" e "Meu Reino Encantado", esse segundo disco contendo a célebre faixa-título composta por Valdemar Reis e Vicente P. Machado.
Com o falecimento repentino do Bambico, João Mulato formou dupla com outro companheiro, ou melhor, com diversos outros companheiros, conforme já foi dito, tendo gravado mais 6 LP's, mantendo o nome da dupla "João Mulato e Douradinho".
Na década de 1980, Tião Carreiro, já bastante doente, convidou João Mulato para fazer shows, juntamente com o Pardinho. A dupla acabou se oficializando como "João Mulato e Pardinho" em 1990, pois o Pardinho, vendo que o Tião Carreiro não tinha mais condições para gravar e viajar, convidou João Mulato para formar a nova dupla a qual gravou 4 LP's, de 1990 a 1997, ano no qual o Pardinho resolveu parar de cantar, a pedido de sua família.
Com o término da carreira artística do Pardinho, João Mulato voltou a formar a dupla "João Mulato e Douradinho", tendo gravado o disco "Ao Mestre com Carinho", que homenageia Tião Carreiro. Destaque para "Cadeira Vazia" (João Mulato e Chicão Pereira), e diversas regravações de célebres interpretações do criador e eei do pagode, tais como "O Pulo do Gato" (Lourival dos Santos e Tião Carreiro), "Amargurado" (Dino Franco e Tião Carreiro), "Preto Velho" (Jesus Belmiro, Tião Carreiro e Lourival dos Santos), "Teu Nome Tem Sete Letras" (Zé Carreiro e José Fortuna) e "Encanto da Natureza" (Luiz de Castro e Tião Carreiro). João Mulato e Douradinho, por sinal, vêm sendo considerados como sendo dos maiores representantes do autêntico estilo de Tião Carreiro e Pardinho.
João Mulato também chegou a cantar em dupla com Paraíso.
Conforme já foi mencionado, o grande "mistério" na dupla "João Mulato e Douradinho" é a quantidade de companheiros com os quais João Mulato já fez dupla e que adotaram esse nome. Ao que consta, foram mais de 8 músicos diferentes que cantaram juntamente com João Mulato, nos diversos LP's e CD's gravados e, com exceção do saudoso Bambico, quase nada se conhece sobre a "identidade" dos diferentes "Douradinhos".
Mas, apesar de tantos diferentes Douradinhos, "João Mulato e Douradinho" é uma dupla de fundamental importância na preservação da memória musical da genuína música caipira raiz.
Após as diversas duplas com os diversos Douradinhos, João Mulato formou dupla com João Carvalho, que já foi também parceiro de Ronaldo Viola, e gravaram o CD "Não Deixo a Viola Cair". Recentemente voltou a formar a dupla João Mulato e Douradinho e estão com disco novo na praça.
Luis Carlos Martins Bontempo, o Douradinho, nasceu em Prata, no estado de Minas Gerais. É o décimo primeiro filho de uma família de 13 irmãos.
Foi criado na fazenda em sua cidade natal, depois seu pai o trouxe juntamente com mais 4 irmãos menores para Uberaba para estudar, cidade em que reside até hoje.
Somente em 1989 começou a cantar com seu primo e depois formou outra dupla chamada Rei Gaspar e Baltazar. Cantaram em vários festivais de música sertaneja sempre usando os instrumentos viola e violão e também sempre ficando entre os três primeiros colocados nos festivais, até que em 1994 foram para São Paulo e gravaram seu primeiro disco que na época ainda era vinil.
Depois gravaram mais 05 CDs e infelizmente tiveram que separar porque ascoisas estavam muito difícil para viver da música raiz.
Então ficou mais ou menos uns três anos sem cantar profissionalmente.
Foi aí que resolveu gravar um CD junto com seu irmão mais novo, mas infelizmente também não conseguiram sucesso.
E então foi aí que surgiu o convite do grande João Mulato e gravaram o primeiro CD em 2010, e de lá pra cá as coisas clarearam em sua carreira. Já estão gravando o segundo CD juntos, e estão viajando e fazendo shows por todo o Brasil, com muito sucesso.
Foi assim que se tornou "Douradinho".

JOÃO MULATO E DOURADINHO

CONTATO PARA SHOWS:

VANICE CARVALHO PRODUÇÕES

Fones: (11) 99534-1202 - (11) 95366-6643 - (11) 2669-2134
E-mail: vanicecarvalho10@gmail.com

 

 

 

 

 

Texto: Sandra Cristina Peripato