Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

NHÔ CHICO

 

Francisco Fornaziero, o "Nhô Chico", nasceu no Bairro Sete Barrocas, na cidade de Piracicaba, no interior do estado de Sã Paulo, no dia 19 de agosto de 1927. Filho do Sr. Atílio Fornaziero (nascido em Rovigo, Itália) e de D. Inês Guerrero (nascida em Málaga, Espanha).
Aos 4 anos, tornou-se órfão de mãe, recebendo assim a educação e os carinhos de sua madrasta, a Sra. Regina Betiol. Aos 11 anos começou a tocar cavaquinho e a cantar com seu irmão de criação, nascendo assim, a dupla "Chiquinho e Luizinho", dotada de muito talento, mas também de muita timidez, que ao notar a presença de estranhos, parava de cantar.
Acompanhando a sua família, Chiquinho, como era carinhosamente chamado, aos quatorze anos, mudou-se para Pederneiras/SP, onde viveu por 20 anos. Já aos 16 anos, começou a compor as primeiras letras. Cantor de modas-de-viola, também demonstrava seu grande talento, cantando cururu.
Certa vez a dupla "Chiquinho e Luizinho" recebeu um convite da Rádio PRG-8 de Bauru/SP, para uma apresentação. Tiveram assim, um sonho realizado.
Com o casamento de Luizinho, a dupla foi desfeita. Porém, a vida artística de Chiquinho, não parou por ali. Na inauguração da Rádio Cultura de Pederneiras, fora convidado a assumir o programa sertanejo "Festa na Fazenda". Foi naquela época que recebeu do Sr. Kamel, diretor da emissora, um novo nome artístico: "Nhô Chico". A partir desse momento, uma nova trajetória começava a ser traçada na vida desse valoroso artista.
Em setembro de 1949, Nhô Chico casou-se com Apparecida de Oliveira Góes Fornaziero. Desse casamento nasceram João, Dirceu, Neusa, Ivone, Dimas e Joaquim, tendo este último, o nome artístico de Juninho, e que herdou do pai Nhô Chico, o dom de cantar e de compor, vindo a gravar quatro CDs, na carreira solo e autor de mais de 650 letras de músicas.
Em 1961, Nhô Chico retornou definitivamente à sua terra-natal. Passou assim, a conviver com grandes cantadores de cururu, como João Davi, Parafuso, Pedro Chiquito, Zico Moreira, Horácio Neto e outros, tornando-se conhecido em toda a região.
Com o passar do tempo, a morte de alguns amigos fez com que Nhô Chico deixasse de cantar o cururu, dedicando-se exclusivamente à composição. Assim surgiram sucessos como "Caboclo na Cidade", "Negrinho Parafuso" e "Moradia", entre outros.
Nhô Chico assinou sozinho vários trabalhos, mas possui também músicas em parceria com Dino Franco, Tião Carreiro, Tião do Carro, Garcia, Carreirinho, além de Juninho Caipira.
Teve como seu maior parceiro Dino Franco. Participou do corpo de jurados de diversos festivais, ao lado de grandes nomes ligados à cultura sertaneja. Comandou programas nas rádios Alvorada (AM e FM) e Municipal FM e se apresentou na TV Bandeirantes e na TV Cultura por diversas vezes.
O talento de Nhô Chico foi mais além. É também autor de muitos cânticos religiosos. A capital paulista e quase todas as cidades da região, conheceram a "Missa Caipira" de Nhô Chico, inclusive em CD, com o Coral Sertanejo Padre Anchieta e com arranjos de viola caipira de Mazinho Quevedo, que também é encarregado da regência. O CD também conta com a participação de Gil Pedro e Vitor Quevedo na percussão, Toninho Madrugada no contra-baixo, e o coral é formado por Galileu, Samaritano, Nhô Chico, Dona Cida, Juninho, Carlos Tabai, Nelson Vitti, Ilda e Roseli Palomo. Gravado e mixado no Estúdio Millenium em Araras/SP.
Em homenagem à memória de artistas piracicabanos, Nhô Chico escreveu "Negrinho Parafuso", "Pedro Chiquito", "Toninho do Mirante", "Zé do Prato", "Sorocabinha", "Saudade do Veneno" entre outras composições.
Possui belíssimas modas de viola gravadas por vários intérpretes.
Morreu em Piracicaba, aos 87 anos, no dia 20 de março de 2015, após ficar internado por vários dias na UTI. O cantor sofria de mal de Parkinson.

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

 

MÚSICAS DE AUTORIA DE NHÔ CHICO

 

- A Cachaça e o Fumo - Nhô Chico e Dino Franco
- A Fuga - Nhô Chico e Dino Franco
- A Lei do Amor - Nhô Chico, Amaí e Economista
- A Moda do Cachaceiro - Dino Franco e Nhô Chico
- Amor Precipitado - Nhô Chico e Taviano
- A Volta do Caboclo - Dino Franco e Nhô Chico
- Bebê de Proveta - Nhô Chico e Galileu
- Bodas de Ouro - Nhô Chico e Dino Franco
- Brasil Viola - Dino Franco e Nhô Chico
- Caboclinha Sertaneja - Nhô Chico, José Toledo e Getúlio Toledo
- Caboclo Centenário - Dino Franco e Nhô Chico
- Caboclo da Desigualdade - Dino Franco e Nhô Chico
- Caboclo na Cidade - Dino Franco e Nhô Chico
- Candidato Caipira - Nhô Chico e Dino Franco
- Cavalgada - Nhô Chico e Dino Franco
- Cilada do Destino - Nhô Chico
- Coração de Ouro - Nhô Chico e Gallileu
- Desafio (Último Show de Parafuso) - Nhô Chico e Parafuso - Recolhido por Vilanova
- Escravidão - Nhô Chico e Paraíso
- Filhos de Botucatu - Nhô Chico e Ramiro Vióla
- Futebol de Amor - Tião do Carro e Nhô Chico
- Grã-Fino na Roça - Dino Franco e Nhô Chico
- Herança de Boiadeiro - Nhô Chico e Guaíba
- Linha Reta - Dino Franco e Nhô Chico
- Minha Mensagem - Nhô Chico e Dino Franco
- Missão Cumprida - Carreirinho e Nhô Chico
- Moradia - Nhô Chico, Tião Carreiro e Craveiro
- Negrinho Parafuso - Nhô Chico e Tião Carreiro
- Nossa Mensagem - Nhô Chico e Samaritano
- O Maior Calote - Dino Franco e Nhô Chico
- Pagode do "P" - Nhô Chico e Cacique
- Pagode do Vira-Vira - Nhô Chico
- Peão Entrevado - Nhô Chico e Samaritano
- Pedro Chiquito - Nhô Chico e Apolônio
- Personagem de Novela - Nhô Chico, Juninho Caipira e Antero
- Roceiro Paulistano - Nhô Chico e Guaíba
- Saudade do Rio Tietê - Nhô Chico e Sudmar
- Trem da Vida - Nhô Chico e Paraíso
- Trem de Ferro - Nhô Chico
- Tudo Mentira - Nhô Chico e Cravinho
- Um Restinho de Saudade - Nhô Chico e Zé Matão
- Você Errou Primeiro - Nhô Chico

 

DISCOGRAFIA

 

CDs

 

MISSA SERTANEJA
01) Canto de Entrada -
02) Ato Penitencial -
03) Hino de Louvor -
04) Canto de Meditação -
05) Aclamação do Evangelho -
06) Profissão de Fé -
07) Ofertório -
08) Ao Santo -
09) Comunhão -
10) Ação de Graça -
11) Canto Final -

 

POEMAS SERTANEJOS - VOLUME 01
01) Amor de Pai -
02) Boca Aberta -
03) A Bronca do Caboclo -
04) O Chapéu do Boiadeiro -
05) Fazenda Coqueirá -
06) Meu Casamento -
07) O Grã-fino e o Caboclo -
08) O Sertão e o Sertanejo -
09) Retrato de Mãe -
10) Saudade da Carolina -
11) Trem de Ferro -

 

POEMAS SERTANEJOS - VOLUME 02
01) Tião Carreiro e o Menino -
02) Acidente de Amor -
03) Sucessos do Passado -
04) O Milagre da Fé -
05) Respeito Pela Censura -
06) Briga no Cururu -
07) Obrigado Mamãe -
08) O Crime da Melancia -
09) A Novela da Semana -
10) Os Cinco Esportistas -
11) Falando ao Rei do Gado -
12) Zé Farrapo -

 

VÍDEOS

 

Nhô Chico declamando "O Caipira e o Granfino"

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Nhô Chico - 001 Nhô Chico - 002 Nhô Chico - 003 Nhô Chico - 004 Nhô Chico - 005 Nhô Chico - 006 Nhô Chico - 007 Nhô Chico - 008 Nhô Chico - 009 Nhô Chico - 010 Nhô Chico - 011 Nhô Chico - 012 Nhô Chico - 013 Nhô Chico - 014 Nhô Chico animando um rodeio de touros na Vila Rezende no Final da década de 60 Nhô Chico nos anos 70 Nhô Chico aos 40 anos de idade Nhô Chico com João Pacífico Cravinho, Parafuso e Nhô Chico nos anos 70. Antoninho e Chiquinho - 1948 Nhô Chico - Juninho Caipira e Milo da Viola Nhô Chico autografando para os alunos do SESI Nhô Chico com o violeiro Milo da Viola Nhô Chico e Juninho Caipira em 2004 Nhô Chico e Juninho Caipira Nhô Chico e Mazinho Quevedo Nhô Chico em 2009 - Matéria do Jornal de Piracicaba Nhô Chico na Rádio Educadora de Piracicaba AM Nhô Chico na Rádio Educativa FM - Programa Café Com Viola - Bill Jr Nhô Chico no Programa Caminhos da Roça - 2012 Nhô Chico no SESC Piracicaba com o apresentador Beto Lobão Nhô Chico nos Bastidores da Missa Caipira Dino Franco e Nhô Chico Machado, Milo da Viola, Nhô Chico e Juninho Caipira no Revelando São Paulo Machado, Nhô Chico, Milo da Violam Moacir Siqueira, Mingo Venâncio, Juninho Caipira e Junior no Revelando SP visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1