Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

DUO CIRIEMA

 

O Duo Ciriema foi uma dupla formada inicialmente por Aparecida Martins Batista, nascida em Franca, no interior do estado de São Paulo, em 22 de maio de 1940; e Irene Campos Mendonça, nascida também em Franca, em 11 de dezembro de 1939, tendo sido substituída logo depois por Irene Lopes, também nascida em Franca, em 26 de setembro de 1941.
Duas moças vindas de Franca, Irene Campos Mendonça, de 20 anos, e Aparecida Martins Batista (mais conhecida como Cida), de 19 anos, eram primas de primeiro grau: o pai de Irene era irmão da mãe da Cida.
Ambas trabalhavam como operárias em uma empresa chamada Tecelagem Gasparian, na Rua Siqueira Bueno, 929, bairro do Belenzinho, na capital paulista. Naquele, tempo, eram comuns algumas faltas de energia, e, protegidas pela escuridão, as duas cantavam as mais belas modas de viola enquanto esperavam para poder trabalhar. Muitos se perguntavam de quem seriam as vozes misteriosas. Eis que em um belo dia, a energia voltou e um menino que as ouviu acabou dando uma grande idéia à Irene, de se inscreverem no programa de calouros da Rádio Nacional.
Naquele mesmo dia, Irene Mendonça seguiu seu coração e as inscreveu como "Cida e Irene". O programa se chamava "A Hora do Pato", famoso na época por revelar grandes nomes, tais como o rei Roberto Carlos, em 1955, no Rio de Janeiro. Não demorou muito tempo para que recebessem um chamado para o próximo domingo. E ainda ganharam um cachê.
Na época, Orlandinho era um sanfoneiro famoso que havia perdido suas duas parceiras. Tendo ouvido a dupla Cida e Irene na Rádio Nacional, na Rua das Palmeiras, em São Paulo, decidiu ir à busca das donas das vozes. Pegou o endereço das duas na própria rádio e se dirigiu à casa do pai da Cida, que também tocava acordeon, na Rua Dr. Vicente Batista, 68, no bairro Vila Santa Isabel, zona leste de São Paulo.
A princípio, Cida mostrou sua voz cantando com sua irmã, Mariinha. Orlandinho ficou empolgado e quis saber da sua parceira que havia escutado na rádio. Nenhuma das duas tinha telefone na época, e Irene Mendonça morava na Rua Torrinha, no Tatuapé. Só restava encontrar a amiga e prima no trabalho, no dia seguinte. Então Orlandinho disse que voltaria no outro dia, à tarde.
Cida chegou à tecelagem muito animada e contou à Irene Mendonça o que havia acontecido. Ao sair da fábrica, as duas correram para a casa. Orlandinho já estava lá. Assim que as ouviu cantarem, ele as convidou para formar um trio: ele na sanfona e elas, na voz.
Ainda trabalhando, elas passavam a tarde e a noite inteira ensaiando. No dia seguinte, trabalhavam até as 13h30 e voltavam a ensaiar, delineando os primeiros passos ao que tanto sonharam enquanto operárias de tecelagem. Assim, formava agora o trio Orlandinho, Geni e Gessi.
Em 14 de agosto de 1959, fizeram sua primeira viagem sem os pais e de ônibus, para Cana do Reino, no Estado de Minas Gerais (hoje, Carvalhópolis).
No sábado, 15 de agosto de 1959, o circo estava lotado. No domingo, como chovia demais, o dono do cinema local cedeu o espaço para elas fazerem o show. Tinha gente até em pé para ouvi-las cantar. Nestas noites, foram hospedadas na casa do dono do circo. Não ganhavam cachê e nem se perguntavam por que. Na verdade, o sonho de cantar era maior do que qualquer ambição. E o sonho havia se tornado realidade.
Neste meio tempo, Orlandinho foi à casa da Irene Mendonça para conhecer seus pais e irmãos, já que naquele tempo, moça de família era muito respeitada. Mas artistas, cantoras e atrizes não eram muito bem vistas pela sociedade, e infelizmente não foi muito bem recebido.
Fizeram alguns shows por algumas cidades, sempre com o mesmo entusiasmo e o mesmo amor. Para elas, era um tempo mágico, algo que existia como em um sonho. Neste período, Cida e Irene Mendonça já ensaiavam o que veio a ser mais tarde o grande sucesso da dupla, a canção "Não Beba Mais Não", de autoria de Jeca Mineiro e do próprio Orlandinho. Tiraram então, fotos para a divulgação do disco.
Com a agenda lotada para os finas de semana, chegou o dia de um show da cidade de Jundiaí/SP. uma prima de ambas, Irene Lopes, juntou-se à elas, inicialmente para assistir o show.
Na volta, Orlandinho teve uma longa conversa com a Irene Mendonça, dizendo que sentiu que sua família não aprovava a participação dela no trio e que preferia que tudo fosse feito dentro dos conformes. Não deu maiores explicações e nem mesmo disse que havia convidado a Irene Lopes para substituí-la. Dispensou a Mendonça e ficou com a Lopes.
Quem tinha mais lutado pelo início da dupla não podia mais continuar.
Irene Mendonça carrega essa tristeza até hoje.
Quem batizou a dupla com o nome de Duo Ciriema foi Tito Neto, da Gazeta Esportiva.
Em 1960, passaram a cantar na Rádio Nacional, no programa "Alvorada Cabocla". Em setembro do mesmo ano, gravaram seu primeiro disco de 78 rpm, contendo a canção rancheira "Não Beba Mais Não" e o bolero "Mais uma Lição". Acompanhada do sanfoneiro Orlandinho, passaram a cantar em diversas rádios paulistas, tendo participado de programas na Nacional, na América, na Bandeirantes e na Piratininga. Em maio de 1961, lançaram o segundo disco, contendo a huapango "Pecado de Amor" e o bolero "Sonhando Contigo". No mesmo ano, gravaram seu maior sucesso, a guarânia "Colcha de Retalhos". Nesta mesma época, iniciaram uma excursão ao Nordeste do Brasil levando a música sertaneja, onde, até então, somente predominavam o frevo e o forró. Apresentaram-se na Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará. Em janeiro de 1962, lançaram o bolero "Beijos Proibidos" e o rasqueado "Indiazinha". Ainda em 1962, lançaram o rasqueado "Não Bebas Mais". Em 1963, gravaram dois de seus maiores sucessos, o rasqueado "Oh! Ciriema" e a canção rancheira "Bebida Não Mata Saudades". Lançaram também, com grande sucesso, inclusive em Assunção, noParaguai, "Lencinho de Nhanduti". Em 1964, a dupla fez temporada no país vizinho. De lá trouxe a composição "Saudade", uma guarânia do escritor e embaixador Mário Palmeiro. A dupla se afastou da vida artística um pouco depois. Em 1972, gravaram de Serrinha e Athos Campos, "Chitãozinho e Xororó", retornando à vida artística. Gravaram também "Como Era Bom Aquele Tempo", "Rogo ao Senhor" e "Hei de Vencer". Em 1973, lançaram um novo LP, onde gravaram a guarânia "Saudade", até então inédita. Gravaram também "Mensagem de Esperança", que se tornou tema de uma novela do Capitão Furtado com o mesmo nome. Regravaram também "Não Beba Mais Não", a primeira gravação e sucesso do duo. Em 1975, gravaram um LP pela Copacabana em que se destacaram, entre outras, "Onde Tu Irás Sem Mim" e "Vivo Chorando". Em 1978 gravaram "Mensagem de Esperança".
O mais recente trabalho do duo foi um DVD em comemoração aos 50 anos de carreira.
O duo se desfez em 17 de julho de 2011 com o falecimento de Aparecida, vítima de câncer.

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

 

DISCOGRAFIA

 

78 ROTAÇÕES

 

 

09/1960 - RCA CAMDEN - CAM1014
A - Não Beba Mais Não (Jeca Mineiro e Orlandinho)
B - Mais Uma Lição (Nonô Basílio)


01/1961 - RCA CAMDEN - CAM1027
A - Nosso Tango (Orlandinho e Nonô Basílio)
B - Teu Desprezo (Nízio e Piraci)

 

05/1961 - RCA CAMDEN - CAM1057
A - Pecado de Amor (Nízio e Piraci)
B - Sonhando Contigo (Juquinha, Junqueira e Jorge Paulo)

 

08/1961 - RCA CAMDEN - CAM1072
A - Colcha de Retalhos (Raul Tôrres)
B - Não Bebo Mais (Nonô Basílio)

 

01/1962 - RCA CAMDEN - CAM1097
A - Beijos Proibidos (Raimundo Teles e Antonio Mendes)
B - Indiazinha (Paulo Borges e Doralice Ferreira)

 

03/1962 - RCA CAMDEN - CAM1116
A - Não Posso Querer-te (Nadir Bertevelo e Bob Júnior)
B - Vovó Caduca (Nonô Basílio e Mário Zan)

 

05/1962 - RCA CAMDEN - CAM1135
A - Me Deixa em Paz (Nízio)
B - Estarei te Esperando (Archimedes Messina)

 

08/1962 - RCA CAMDEN - CAM1144
A - Não Bebas Por Mim (Nízio e Piraci)
B - Só Tristeza Deixou (Luiz Wanderley e Ramalho Neto)

 

02/1963 - RCA CAMDEN - CAM1164
A - Abandono (Nonô Basílio)
B - Queira Deus (Antenor Barreto e Antonio Mendes)

 

03/1963 - RCA CAMDEN - CAM1181
A - Oh! Ciriema (Mário Zan e Nhô Pai)
B - Bebida Não Mata Saudade (Benedito Seviero e Luiz de Castro)

 

 

COMPACTOS

DUO CIRIEMA - RCA CAMDEN - CD-5002
  01) Beijos Proibidos - Raimundo Telles e Antônio Mendes
02) Indiazinha - Paulo Borges e Doralice Ferreira
03) Não Posso Querer-te - Bob Júnior e Nadir Bertevelo
04) Pecado de Amor - Nízio e Piraci

 

DUO CIRIEMA - RCA VÍCTOR - LC-6015
01) Verbo Amar - Nízio
02) Juramento de Amor -
José Lopes e Teixeira Filho

 

LPs e CDs

 

DUO CIRIEMA - 1960 - RCA CANDEM - CALB-5021
01) Meu Ciúme - Francisco Lacerda e José Pintor
02) Elvira - Henrique de Almeida e Rômulo Paes
03) Mais uma Lição - Nonô Basílio
04) Meu Cantinho - Alceu Carlos Lour
05) Desconfiança - Nonô Basílio e Mário Aguinaldo
06) A Índia e o Caçador - Piraci e Capitão Furtado
07) Quando Te Vejo - Hortência Rodrigues e Basílio Alves
08) Menino Lindo - Cláudia Regina
09) Ranchinho Feliz - Antônio Mojica e Alberto Roy
10) História de uma Criança - Nonô Basílio
11) Teu Desprezo - Nízio e Piraci
12) Uma Coisa é Certa - Portinho e Lour

 

DUO CIRIEMA - 1961
01) Meu Ciúme - Francisco Lacerda e José Pintor
02) Elvira - Henrique de Almeida e Rômulo Paes
03) Mais uma Lição - Nonô Basílio
04) Meu Cantinho - Alceu Carlos Lour
05) Desconfiança - Nonô Basílio e Mário Aguinaldo
06) A Índia e o Caçador - Piraci e Capitão Furtado
07) Quando Te Vejo - Hortência Rodrigues e Basílio Alves
08) Menino Lindo - Cláudia Regina
09) Ranchinho Feliz - Antônio Mojica e Alberto Roy
10) História de uma Criança - Nonô Basílio
11) Teu Desprezo - Nízio e Piraci
12) Uma Coisa é Certa - Portinho e Lour

IRENE E APARECIDA - DUO CIRIEMA - 1961 - CALB-5033
01) Não Bebo Mais - Nonô Basílio
02) Tentação - Messias Garcia
03) Beijos Proibidos - Raimundo Telles e Antônio Mendes
04) Casebre Triste - A. Chaves, O. Magalhães e Linda Rodrigues
05) Pega na Viola - Carlos Marques
06) Espinhos da Saudade - João Pacífico
07) Colcha de Retalhos - Raul Torres
08) Vovó Caduca - Nonô Basílio e Osmar Zan
09) Foi um Sonho - Rafael Rodrigues Filho
10) Eu Sou Feliz - Enock Figueiredo e Rena França
11) Meu Carinho - Serafim Costa Almeida
12) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho

NOSSA FELICIDADE - 1962 - RCA CANDEM - CALB-5054
01) Só Tristeza Deixou - Luis Wanderley e R. Neto
02) Meu Perdão - Lour e Piraci
03) A Aliança - Bob Júnior e Pedro de Mello
04) Chorei Chorei - Antônio Ávila e Paulo Aguiar
05) Desdém - Nonô Basílio e Osmar Zan
06) Abandono - Nonô Basílio
07) Não Bebas Por Mim - Nízio e Piraci
08) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
09) Minha Viola - Nhô Pai e Nhô Fio
10) Nossa Felicidade - Ruth Amaral e Manoel Ferreira
11) Sinto-me Bem - Nonô Basílio e Osvaldo Aude
12) Queira Deus - Antenor Barreto e Antônio Mendes

 

OS GRANDES SUCESSOS DO DUO CIRIEMA - 1964 - RCA CAMDEN - CALB-5298
01) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
02) Só Tristeza Deixou - Luiz Wanderley e Ramalho Neto
03) Não Bebas Por Mim - Nízio e Piraci
04) Mais uma Lição - Nonô Basílio
05) Pecado de Amor - Nízio e Piraci
06) Colcha de Retalhos - Raul Tôrres
07) Não Bebo Mais - Nonô Basílio
08) Beijos Proibidos - Raimundo Teles e Antonio Mendes
09) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
10) Me Deixe em Paz - Nízio
11) Abandono - Nonô Basílio
12) Oh! Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai

 

VOLTAMOS - 1966 - RCA VÍCTOR - BBL-1384
01) Prelúdio Sertanejo - Nonô Basílio
02) Inquietação - José Lopes e Ado Benatti
03) Tenha Dó - Nonô Basílio
04) Rainha do Amor - Nonô Basílio
05) Amor e Carinho - Mário Aguinaldo e Osmar Zan
06) Coração Ferido - Bob Joe
07) Meu Último Pedido - Bob Joe
08) O Meu Amor eu Te Dei - Correia
09) Tu Sempre Tu - Luiz de Castro e Sebastião Aurélio
10) Contigo Sonhando - Astrogildo Silva
11) O Amor Nasce nos Olhos - João da Silva e Clotilde Martins
12) Meu Bem - Celso Mendes 

MAIS UMA LIÇÃO - 1970 - RCA CANDEM - CALB-5306
01) Mais uma Lição - Nonô Basílio
02) Meu Pecado de Amor - Tapuã
03) Triste Lembrança - Ado Benatti e Piraci
04) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
05) Menino Ingrato - Tapuã
06) Cantinho de Amor - Zé do Rancho e Rielinho
07) Beijos de Loucura - Alcino de Freitas e Tupi
08) Não Chores Meu Bem - Elias Barbosa e Tupi
09) Paz de Minha Vida - Nenete e Tupi
10) Natal - Nenete e Jesus Alves
11) Sem Teu Carinho - José de Faria
12) Alianças - Jesus Alves e Nenete

 

OS GRANDES SUCESSOS DO DUO CIRIEMA - 1964 - RCA VÍCTOR - BBL-1308
01) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
02) Só Tristeza Deixou - Luiz Wanderley e Ramalho Neto
03) Não Bebas Por Mim - Nízio e Piraci
04) Mais uma Lição - Nonô Basílio
05) Pecado de Amor - Nízio e Piraci
06) Colcha de Retalhos - Raul Tôrres
07) Não Bebo Mais - Nonô Basílio
08) Beijos Proibidos - Raimundo Teles e Antonio Mendes
09) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
10) Me Deixe em Paz - Nízio
11) Abandono - Nonô Basílio
12) Oh! Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai

 

MEU MUNDO É VOCÊ - 1971
01) Queridinho - S. Ff. Garay - Versão: Jorge Paulo e José Melito
02) Junto de Ti - Jorge Paulo e Lourival dos Santos
03) Só Pertenço a Você - Geraldo Nunes
04) Nosso Adeus - Altemar Dutra e Carlos Cézar
05) Céu de Mato Grosso - Dino Franco
06) Já Tenho Compromisso - Tramela e Orlando Ribeiro
07) A Banda Domingueira - Porfi Jimenes - Versão: Dino Franco
08) Meu Mundo é Você - Totó
09) Orgulhoso - Mário Zan
10) Voltes - Walter Eduardo e N. Silva
11) Chalana - Mário Zan e Arlindo Pinto
12) Chores Comigo - Taperinha e Lelé

 

DUO CIRIEMA - LINHA 3 - 1971
01) Mais uma Lição - Nonô Basílio
02) Colcha de Retalhos - Raul Torres
03) Chalana - Arlindo Pinto e Mário Zan
04) Nossa Felicidade - Ruth Amaral e Manoel Ferreira
05) Não Bebo Mais - Nonô Basílio
06) Beijos de Loucura - Alcino de Freitas e Tupi
07) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
08) Beijos Proibidos - Raimundo Teles e Antonio Mendes
09) Orgulho - Nhô Pai e Mário Zan
10) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
11) Triste Lembrança - Nhô Fio e Piraci
12) Céu de Mato Grosso - Dino Franco
13) Abandono - Nonô Basílio

 

MUNDO LOUCO - 1972 - TOP TAPE - SCDP-017
01) Mundo Louco - J.K.Filho, Rivair e Cantineiro
02) Vivo Bebendo - Itatúcia
03) Beijinho Doce - Nhô Pai
04) Benzinho - Fernando Costa e Rossini Pinto
05) Mais Uma Lição - Nonô Basílio
06) Juntinhos é Melhor - Zito Bertinato e Sebastião F. da Silva
07) Ciriema - Nhõ Pai e Mário Zan
08) O Milagre - Cézar e Cirus
09) Intrigas - Nonô Basílio
10) Que Será - J. K. Filho e Abel Miranda
11) Sonhando com Alguém - Duduca
12) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho

 

DUO CIRIEMA - 1972 - CONTINENTAL - CLP-9.158
01) Mundo Louco - J.K.Filho, Rivair e Cantineiro
02) Esqueça-me - Jair Gonçalves
03) Como Era Bom Aquele Tempo - César e Cirus
04) Eterno Amor - Silvinha Scares
05) Rogo ao Senhor - J.K. Filho e Miguel da Portela
06) Intrigas - Nonô Basílio
07) É Sempre Assim - César e Cirus
08) O Que Será - J. K. Filho e Abel Miranda
09) Chitãozinho e Xororó - Serrinha e Athos Campos
10) Era Bom Demais Pra Ser Verdade - César e Cirus
11) Hei de Vencer - Juvenal Fernandes e Capitão Furtado
12) História de um Amor - Carlos Almaran - Versão: Edson Borges

 

NÃO BEBA MAIS NÃO - 1974 - CONTINENTAL - CLP-9188
01) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
02) Definitivamente - Miguel da Portela e Belinho
03) O Show Já Terminou - Roberto Carlos e Erasmo Carlos
04) Solidão de Amor - M. Campos e Magela
05) Uma Cruz em Cada Mão - Luiz Machado e Celina
06) Mundo Diferente - João Filho e Miguel da Portela
07) Vestido Novo - João Filho e Belinho
08) Enquanto Você me Ofende - Lúcio Cardim
09) Saudade - Mário Palmério
10) A Ninguém Confesso - Zito Vieira e Osmar Zan
11) O Trem - João Filho e Rubinho
12) Mensagem de Esperança - Cap. Furtado e João Pacifico

 

PELOS CAMINHOS DO AMOR - 1975 - SOM/COPACABANA - SOLP-40664
01) Lágrimas da Alma - B. Villaseñor - Versão: J. K. Filho
02) Eu Amo a Pessoa Errada - Tony Damito e César
03) Pelos Caminhos do Amor - César e Tony Damito
04) Vida Minha - J. K. Filho e José Roberto
05) Vivo Chorando Chorando - Everaldo Ferraz e Sílvia Boarato
06) Saudade Está de Passagem - J. K. Filho e Nelson Amaral
07) Pegue o Chinelo João - Cassiano Costa
08) Pra que eu Quero Canoa - Chrisóstomo
09) Onde Tu Irás Sem Mim - J. K. Filho e Zito Bertinato
10) Destino - J. K. Filho e Nelson Amaral
11) Mais uma Lição - Nonô Basílio
12) Messias - J. K. Filho e Nelson Amaral

 

SEMPRE UM ENCANTO - 1977 - CARMONA
01) Buscando a Felicidade - Tupy e Tapuã
02) Tchau Amor - Praense, Ado e Peão Carreiro
03) Sonhar Contigo - Adilson Ramos
04) Aliança Contrariada - Lourival dos Santos e Nizío
05) Pecado Loiro - Zacarias Mourão
06) Poeira - Luiz Bonan e Serafim Colombo Gomes
07) Amor com Amor se Paga - Luiz Wanderley e Nátia
08) O Que Tem a Rosa - Serrinha
09) Beijinho Doce - Nhô Pai
10) O Futuro é Uma Incerteza - Tapuã
11) Lembrança - Zé Fortuna
12) Nova Flor - Palmeira e Mário Zan

 

HOMENAGEM A JOÃO PACÍFICO - 1977 - COPACABANA
01) Meu Pedaço de Sertão - João Pacífico
02) Pingo D'Água - Raul Tôrres e João Pacífico
03) Minas Gerais - Raul Tôrres e João Pacífico
04) Cabocla Tereza - Raul Tôrres e João Pacífico
05) Fim de Estrada - João Pacífico
06) Chico Mulato - Raul Tôrres e João Pacífico
07) Mourão da Porteira - Raul Tôrres e João Pacífico
08) Distante - João Pacífico
09) Estória de um Prego - João Pacífico
10) Perto do Coração - Raul Tôrres e João Pacífico

 

MINHA TERRA - 1977 - COPACABANA
01) Folia de Reis - Chico Anísio
02) Minha Paixão -
Nonô Basílio
03) Regresso Sertanejo -
João Camargo e José H. Béttio
04) Pé de Cedro -
Zacarias Mourão e Goiá
05) Mágoa de Boiadeiro - Nonô Basílio e Índio Vago
06) Faz um Ano - Miltinho Rodrigues
07) Lágrimas da Alma - B. Villaseñor - Versão: J. K. Filho
08) Saudade de Minha Terra -
Goiá e Belmonte
09) Rio de Lágrimas - Piraci e Lourival dos Santos
10) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Jr
11) Minha Terra Minas Gerais -
Zé do Rancho e Messias Víctor dos Reis
12) Entre Lágrimas -
Bolinha e Nenete

 

OS GRANDES SUCESSOS - 1977 - RCA CANDEM
01) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
02) Só Tristeza Deixou - Luiz Wanderley e Ramalho Neto
03) Não Bebas Por Mim - Nízio e Piraci
04) Mais uma Lição - Nonô Basílio
05) Pecado de Amor - Nízio e Piraci
06) Colcha de Retalhos - Raul Tôrres
07) Não Bebo Mais - Nonô Basílio
08) Beijos Proibidos - Raimundo Teles e Antonio Mendes
09) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
10) Me Deixe em Paz - Nízio
11) Abandono - Nonô Basílio
12) Oh! Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai

 

LOUCO DELÍRIO - 1978 - RCA CANDEM - LP= 106.0099
01) Você Vai Dormir no Chão - Rafael Rojas e Palito
02) Moreninho Lindo - Tony Damito
03) Para o que Der e Vier - Nonô Basílio
04) Sem Você - Pepe Ávila e Osmar Navarro
05) Amor Proibido - Fábio Fabian e Cleide Dalto
06) Louco Delírio - Mariano Lagos, Rodolfo Basurto e Riccieri
07) Os Homens São Todos Iguais - Fábio Fabian e J. K. Filho
08) Amor à Primeira Vista - Tirzo Paiz e Rubens Avelino
09) O Seu Maior Defeito - Nonô Basílio e Sebastião Ferreira da Silva
10) Castelo de Sonhos - Walter Basso e Zé Maria
11) Te Esquecerei te Esquecerei - F. Z. Maldonado e C. Ladoni
12) Uma Lágrima na Garganta - Livi

NOSSO JURAMENTO - 1979 - RCA CANDEM - LP= 106.0104
01) Nosso Juramento - Bento de Jesus - Versao: J. Morais
02) Perdida - Chucho Navarro e Boi do Rock
03) Falhaste Coração - Cuco Sanchez - Versão: Luis Carlos Gouveia
04) Adeus Amigas - Alberto Sanders e César F. Vedani - Versão: J. K. Filho
05) Amor se Declara Cantando - R. Fuentes e Rafael Cardenas - Versão: Mauro Damotta
06) Minha Vida é um Problema - Ronaldo Adriano e Vitinho
07) Cansei de Rogar-lhe (Ella) - José Alfredo Jiménez - Versão: Fábio Fabian
08) Contigo - Cláudio Estrada e Julio Nagib
09) Cantando - Mercedes Simone e Virgínia Amorim
10) Vivo Viajando - Mercedes Valdez - Versão: Fábio Fabian
11) O Homem que Mais Amei - J. K. Filho e Davi
12) Você Precisa Mudar - Ronaldo Adriano, Lina e Mourão Filho

 

FRONHA MOLHADA - 1980 - RCA CAMDEN - LP=106.0111
01) Filha de Ninguém - Romualdo Garcia - Versão: Lindomar Castilho
02) Eu Também Sou Gente - Eleu Salvador e Cleide Dalto
03) Assim Não Dá - Marciano e Darci Rossi
04) Tardes Morenas de Mato Grosso - Goiá e Valderi
05) Seu Veneno - Mabel e J. K. Filho
06) Brasil Viola - Carlos César e José Fortuna
07) Malas na Porta - R. R. Cháves - Versão: Lindomar Castilho
08) Louca de Amor - Moniz
09) O Bandido - Marciano e Darci Rossi
10) Tira o Zóio Deu - José Lopes
11) Fronha Molhada (Sozinho Numa Cama) - Roberto Nunes e Belmiro
12) Bate na Viola - Athos Campos

 

OS SUCESSOS DAS PARADAS - 1981 - RCA CAMDEN
01) O Vai e Vem do Carreiro - Carlos Cézar e Zé Fortuna
02) Berço de Brasília - Zé da Silva, Jk e Durval Vieira
03) Dê Amor Para Quem te Ama - Peão Carreiro e Zé Rico
04) Tu Sabes - Joaquim Taborda
05) A Noite do Nosso Amor - Jack e Abel
06) Vou Tomar um Pingão - Léo Canhoto
07) Estrada da Vida - José Rico
08) É Disso que o Velho Gosta - Gildo Moreira e Berenice Azambuja
09) Distante de Quem eu Amo - J.K e Sebastião F. da Silva
10) Longe de Ti - Rei Santos
11) Amante Amada - Jack e José Homero
12) Fuscão Preto - Atílio Versutti e Jeca Mineiro

 

QUEM AMA NÃO MATA - 1983 - CHANTECLER - LP= 2.11.405.642
01) Vende-se um Vestido de Noiva - Adilson Bittencourt e Capricho
02) Quem Ama Não Mata - Carlos César e J. K. Filho
03) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
04) Apologia da Viola - Hélio Machado e J. K. Filho
05) Portas do Divórcio - Alcino Alves e Compadre Lima
06) O Patrão e a Secretária - Chrisóstomo e J. K. Filho
07) Verão Vermelho - Carlos César e Morgado
08) Um Litro de Mé uma Noite de Amor - Carlos César e José Fortuna
09) Reinado Perdido - José Caetano Erba e Tião do Carro
10) Esposa e Amiga - Maracaí e Flor da Serra
11) Casa da Saudade - Virgínia Kheer e Irene Lopes
12) Moça Boiadeira - J. Garcia e Wanderil

 

OS GRANDES SUCESSOS DE DUO CIRIEMA - VOLUME 02 - 1983 - ARARA/RCA - LP= 106.2002
01) É Disso que o Velho Gosta - Gildo Moreira e Berenice Azambuja
02) O Vai e Vem do Carreiro - Carlos Cézar e Zé Fortuna
03) Moreninho Lindo - Tony Damito
04) Estrada da Vida - José Rico
05) Chalana - Arlindo Pinto e Mário Zan
06) Beijos de Loucura - Alcino de Freitas e Tupi
07) Rainha do Amor - Nonô Basílio
08) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto
09) Nosso Juramento (Nuestro Juramento) - Benito de Jesus - Versão: Jota Morais
10) Céu de Mato Grosso -
11) Fuscão Preto -
Atílio Versuti e Jeca Mineiro
12) Nossa Felicidade - Manoel Ferreira e Ruth Amaral
13) Orgulhoso - Nhô Pai e Mário Zan
14) Meu Ciúme - Francisco Lacerda e José Pintor

 

LUAR DO SERTÃO - 1997
01) O Vai e Vem do Carreiro - Carlos Cézar e Zé Fortuna
02) Ciriema - Mário Zan e Nhô Pai
03) É Disso que o Velho Gosta - Gildo Moreira e Berenice Azambuja
04) Colcha de Retalhos - Raul Tôrres
05) Nosso Juramento - Bento de Jesus - Versao: J. Morais
06) Lencinho de Inhanduty - Nhô Fio e Piraci
07) Índia - Versão: José Fortuna
08) Não Beba Mais Não - Jeca Mineiro e Orlandinho
09) Triste Lembrança - Ado Benatti e Piraci
10) Mais uma Lição - Nonô Basílio
11) Tardes Morenas de Mato Grosso - Goiá e Valderi
12) Orgulhoso - Nhô Pai e Mário Zan
13) Fuscão Preto - Atílio Versutti e Jeca Mineiro
14) Moreninho Lindo - Tony Damito

 

20 RAÍZES SERTANEJAS
01) Meu Pedaço de Sertão - João Pacífico
02) Pingo D'Água - Raul Tôrres e João Pacífico
03) Minas Gerais - Raul Tôrres e João Pacífico
04) Cabocla Tereza - Raul Tôrres e João Pacífico
05) Fim de Estrada - João Pacífico
06) Chico Mulato - Raul Tôrres e João Pacífico
07) Mourão da Porteira - Raul Tôrres e João Pacífico
08) Distante - João Pacífico
09) Estória de um Prego - João Pacífico
10) Perto do Coração - Raul Tôrres e João Pacífico
11) Folia de Reis - Chico Anísio
12) Minha Paixão - Nonô Basílio
13) Regresso Sertanejo - João Camargo e José H. Béttio
14) Pé de Cedro - Zacarias Mourão e Goiá
15) Mágoa de Boiadeiro - Nonô Basílio e Índio Vago
16) Faz um Ano - Miltinho Rodrigues
17) Lágrimas da Alma - B. Villaseñor - Versão: J. K. Filho
18) Saudade de Minha Terra - Goiá e Belmonte
19) Rio de Lágrimas - Piraci e Lourival dos Santos
20) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Jr

 

RAÍZES SERTANEJAS - 1998
01) Cavalo Preto - Anacleto Rosas Jr
02) Meu Pedaço de Sertão - João Pacífico
03) Mourão da Porteira - Raul Tôrres e João Pacífico
04) Entre Lágrimas - Bolinha e Nenete
05) Mágua de Boiadeiro - Nonô Basílio e Índio Vago
06) Lágrimas da Alma - B. Villaseñor - Versão: J. K. Filho
07) Sonhar Contigo - Adilson Ramos
08) Pé de Cedro - Zacarias Mourão e Goiá
09) Faz um Ano - Miltinho Rodrigues
10) Saudade de Minha Terra - Goiá e Belmonte
11) Rio de Lágrimas - Piraci e Lourival dos Santos
12) Pingo D'Água - Raul Tôrres e João Pacífico
13) Regresso Sertanejo - João Camargo e José H. Béttio
14) Chico Mulato - Raul Tôrres e João Pacífico
15) Folia de Reis - Chico Anísio
16) Minas Gerais - Raul Tôrres e João Pacífico
17) Fim de Estrada - João Pacífico
18) Lembrança - Zé Fortuna
19) Nova Flor - Palmeira e Mário Zan
20) Cabocla Tereza - Raul Tôrres e João Pacífico

 

50 ANOS DE SUCESSO - 2009
 

 

MÚSICAS

 

 

VÍDEOS

 

Duo Ciriema cantando "Chalana" e "Colcha de Retalhos" no Programa Viola Minha Viola em 1980

Duo Ciriema cantando "Ciriema" no Programa Viola Minha Viola em 1980

Duo Ciriema cantando "Verão Vermelho" no Programa Viola Minha Viola em 2009

Duo Ciriema cantando "O Vai e Vem do Carreiro" no Programa Viola Minha Viola em 2009

Duo Ciriema cantando "Verão Vermelho" no Programa Na Beira da Tuia em 1983

Duo Ciriema cantando "O Vai e Vem do Carreiro" no Programa Viola Minha Viola

Duo Ciriema cantando "É Disso que o Velho Gosta" no Programa Viola Minha Viola em 1982

Duo Ciriema cantando "Não Beba Mais Não" no Programa Viola Minha Viola em 1988

Duo Ciriema no Programa Viola Minha Viola

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Cida e Irene Mendona (Primeira formação do Duo Ciriema Duo Ciriema - 001 Duo Ciriema - 002 Duo Ciriema - 003 Duo Ciriema - 004 Duo Ciriema - 005 Duo Ciriema - 006 Duo Ciriema - 007 Duo Ciriema - 008 Duo Ciriema - 009 Duo Ciriema - 010 Duo Ciriema - 011 Duo Ciriema - 012 Duo Ciriema - 013 Duo Ciriema - 014 Duo Ciriema ao lado do apresentador Aristides Junior Duo Ciriema com Inezita Barroso Duo Ciriema no Programa Viola Minha Viola em 2009 Irene Mendona em 2005 Mary, Irene, Cida e Marilene visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1