Home Quem Somos? História da Música Fale Conosco

 

ARLINDO PINTO

 

Arlindo Pinto dos Santos nasceu em São Paulo/SP, no dia 19 de setembro de 1906 e faleceu na capital paulista no dia 29 de abril de 1968.
Tendo trabalhado como gráfico, Arlindo Pinto adquiriu o gosto pela leitura e começou a escrever versos e paródias, os quais apresentava em diversas festas, circos e teatros. Arlindo também interpretou monólogos de sua própria autoria no Teatro de Comédia.
Em 1928, Arlindo passou a fazer parte da Guarda Civil de São Paulo, tendo permanecido durante 25 anos na Corporação.
Ao final da década de 1940, Arlindo Pinto já vinha sendo considerado como um dos mais importantes compositores sertanejos. Sua primeira composição gravada foi a moda "Desafio Nº 2", interpretada pela Nhá Zefa.
Em 1945, sua composição "Alô Mister Johnny" em parceria com Hélio Sindô foi gravada pela dupla Brinquinho e Brioso. E em 1947, a música "Vaqueiro de Verdade" em parceria com Anacleto Rosas Jr foi gravado por Monte Alegre e, nesse mesmo ano, Tonico e Tinoco gravaram as modas de viola "A Cruz do Caminho" e "Boiadeiro Entrevado", ambas de sua autoria em parceria com Anacleto Rosas Jr e Geraldo Costa. Tonico e Tinoco gravaram em 1949 a música "Rancho Vazio" de sua autoria em parceria com Anacleto Rosas Jr e, na mesma época, Sólon Sales gravou "Segue Teu Caminho", de sua autoria em parceria com Mário Zan, composição esta que foi um dos primeiros grandes sucessos de autoria de Arlindo Pinto.
Arlindo teve também diversas de suas composições gravadas pela dupla " Palmeira e Luizinho", tais como "Marcaremos Casamento", "O Estoro da Boiada", "Chico Raimundo" e "Bom Jesus de Pirapora".
A cantora Inhana gravou em 1949 o baião "O Segredo Está no Molho".
Em 1953, Luizinho e Limeira gravaram "Gaúcho Amigo", enquanto que Palmeira e Biá gravaram "O Preço do Pecado" no mesmo ano.
E foi no ano seguinte, 1954, que Mário Zan lançou pela gravadora RCA Víctor o rasqueado "Chalana" de sua autoria em parceria com Mário Zan, que foi sem dúvida o maior sucesso de Arlindo Pinto como compositor, e que também foi gravado por inúmeros intérpretes, tais como Tonico e Tinoco, Trio da Vitória, Irmãs Castro, Irmãs Galvão, Suzamar, Pena Branca e Xavantinho, Sérgio Reis, Almir Sater, Alzira e Tetê Espindola, Inezita Barroso, Roberto Corrêa, Helena Meirelles, Pereira da Viola, Mazinho Quevedo, Nestor da Viola, Enúbio Queiroz, Zé do Rancho, Luís Bourdon e Hélio Rios, entre outros.
Outros dois grandes sucessos de sua autoria foram a valsa "Cantando", gravada em 1957 pelo Duo Irmãs Celeste e o rasqueado "Baldrana Macia", gravada por Luiz Gonzaga em 1961.
Arlindo Pinto contou com diversos parceiros na composição, mas seu maior parceiro foi sem dúvida Anacleto Rosas Jr.

 

Texto: Sandra Cristina Peripato

 

MÚSICAS DE AUTORIA DE ARLINDO PINTO

 

- A Cruz do Caminho - Anacleto Rosas Jr e Arlindo Pinto
- Adeus Querida - Ado Benatti e Arlindo Pinto
- Amor de Caboclo - Anacleto Rosas Júnior e Arlindo Pinto
- A Morte do Gavião - Arlindo Pinto
- Apenas uma Cartinha - Geraldo Costa e Arlindo Pinto
- Ausência - Arlindo Pinto e Mário Zan
- Baldrana Macia - Arlindo Pinto e Anacleto Rosas Jr
- Boiadeiro Entrevado - Arlindo Pinto e Geraldo Costa
- Brasil - Arlindo Pinto e Anacleto Rosas Jr
- Briga na Festança - Arlindo Pinto e Zezé Campos
- Cantando - Arlindo Pinto e Mário Zan
- Cidades de Mato Grosso - Mário Zan e Arlindo Pinto
- Cigana - Arlindo Pinto e J. Alves
- Chalana - Arlindo Pinto e Mário Zan
- Galopando - Arlindo Pinto, Torino e Isaías Vieira
- Gaúcho Amigo - Luizinho e Arlindo Pinto
- Jerimum - Arlindo Pinto
- O Segredo Está no Molho - Arlindo Pinto e Palmeira
- Rancho Vazio - Anacleto Rosas Jr e Arlindo Pinto
- Recado - Anacleto Rosas Jr e Arlindo Pinto
- Remorso - Anacleto Rosas Júnior e Arlindo Pinto
- Rio Grande do Sul - Arlindo Pinto e Luizinho
- Segue Teu Caminho - Mário Zan e Arlindo Pinto
- Violão Amigo - Arlindo Pinto e Priminho
- Quando o Destino - José Alfredo Gimenez e Arlindo Pinto

 

FOTOS

 

Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
Arlindo Pinto - 001 Arlindo Pinto - 002 Teddy Vieira, Anacleto Rosas Jr, Ado Benatti e Arlindo Pinto Anacleto Rosas, Teddy Vieira, Arlindo Pinto e Ado Benatti visual lightbox for MACby VisualLightBox.com v6.1